sábado, novembro 04, 2006


Emoções fortes. Experiências marcantes. Momentos especiais. Amizades, aventuras, nomes e sorrisos. São estes aspectos que recordamos pela vida fora. São estas vivências que nos fazem viver e sonhar, recordar pela vida fora o que um dia fomos e fizemos. É com este intuito que escrevo este blog, para que, um dia mais tarde, continue a lembrar-me de quase tudo, ou pelo menos das coisas mais importantes. Procuro assim lutar contra o tempo, contra a nossa memória fraca que se vai dissipando ao longo dos tempos. Certamente que hoje, passado um ano dessa grande experiência ERASMUS EM LJUBLJANA, há coisas de que já não me lembro e assim continuaria num processo evolutivo ao longo dos anos, que culminaria, dentro de uns anos (dezenas, talvez), numa breve lembrança do que um dia foram esses 4 meses e meio. Óbviamente que os milhares de fotografias que tirei me ajudarão nesse exercício mental de luta contra o tempo, todavia, alguns dos momentos mais marcantes foram os expontâneos, os imprevisíveis aos quais a fiel máquina fotográfica, sempre na bolsa a tiracolo não teve tempo de responder. Esses sim, são os momentos que aqui tentarei imortalizar.

Porquê fazê-lo num blog? Escrever uma espécie de diário/memórias seria para mim exactamente igual, para mim o importante é poder reler estas experiências sempre que o desejar. Contudo, penso que isso seria algo egoísta, visto que esses momentos foram partilhados com outras pessoas que certamente também terão dificuldade em recordar tudo e às quais dará um especial gosto revivê-las (obviamente, limitado aos portugueses e talvez aos espanhóis). Outro factor importante para o fazer em blog são os demais. Os que não fizeram erasmus ou que fizeram noutros locais e que, portanto, não conseguem compreender (pelo menos não tão bem) o que é esta experiência. Espero que possam de alguma forma, pôr-se na minha pele e dos que comigo por lá viveram...

E porquê o nickname de “Prešeren”? France Prešeren (lê-se “prêchêrane”) foi o maior escritor esloveno. Viveu entre 1800 e 1849 e teve um papel importante na formação do sentimento esloveno enquanto povo e país, visto que nessa altura a Eslovénia era parte da Áustria (afinal as aulas de Sócio-Economic Development and Contemporary Slovenia serviram para alguma coisa!). Aquando da independência em relação à Jugoslávia, em 1991, o seu poema “Um brinde” tornou-se no hino nacional.
Mas este nickname não pretende apenas honrar tão importante figura. A praça principal de Ljubljana chama-se Prešerenov Trg (Praça de Prešeren) e foi palco de inúmeros episódios desde encontros marcados lá até à passagem de ano de 2005 para 2006 na companhia de muitos amigos e de um extenso fogo de artifício de cerca de 30 minutos. É ponto de confluência de ruas importantes e um óptimo sítio para passear ou descontrair numa esplanada ao ar livre. Também nesta praça está um monumento famoso – “Tromostovje” (Três Pontes), como o nome indica são três pontes seguidas – que a ligam ao outro lado do rio Ljubljanica. Este é, então, o ponto mais nobre da cidade e onde por vezes se realizavam concertos e animação de rua. Prešeren é sem dúvida um sinónimo do meu erasmus!

Nas fotos uma vista aérea da praça (grande Google Earth (-: ) e uma vista noturna excelente da praça com as pontes, a estátua do Prešeren por cima e os edificios circundantes (a igreja cor-de-rosa é fenomenal!).

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem, eu fotos ainda não vejo, mas a seu tempo virão =P
Boa sorte a tentar lembrar tudo o que passaste nesses meses! Eu às vezes já tenho dificuldade em me lembrar das duas semanas na Alemanha!

Anónimo disse...

Boas! antes de mais desculpa lá "invadir" o teu blog. Então é o seguinte, eu e mais 3 colegas vamos pa ljubljana po ano e precisavamos d uns toks d como sao as cenas por ai, alugar casa, viagens, e por aí fora. tive a ler o blog e tou a ver q ja controlas a zona... se puderes dar uma ajuda entao, o meu mai é o sandro_jr_ferreira@hotmail.com

fica bem, Sandro

Gessica Gonçalves disse...

Eu estou tentando saber algumas coisas sobre Ljubljana... Ou até algo sobre Preserën..
Procurei algo na net, mas, num encontrei nada.. Ao menos, nada que me desperte o enteresse, pois estou lendo um livro de Paulo Coelho, que fala muito sobre Ljubljana..

Queria que vc me falasse algo, principalmente sobre Preserën..
Se vc pudesse me ajudar, serei eternamente grata!

(anciosa por respostas)

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=17723346120117212822