sexta-feira, novembro 24, 2006

Frio!

Uma das (muitas) razões que me levou a escolher a Eslovénia foi algo que afastaria imediatamente muitas pessoas: o clima!!
De facto, ao enverdar pelo programa erasmus tinha como objectivo vivenciar coisas novas e aprender. E quanto mais, melhor :) tinha aqui a oportunidade de viver num clima diferente do nosso e assim foi.

Os primeiros 15 dias foram de chuva intensa, mas depois quase não choveu mais durante o tempo todo.
Em Outubro e Novembro já fazia algum frio... mais ou menos como cá em Dezembro. Em meados de Novembro deixei de usar os casacos "normais" que aqui usamos e passei a usar sempre casaco de penas (daqueles que ficamos tipo o boneco da Michelin!) ou um outro kispo que tinha comprado alguns meses antes de ir e que só tinha usado uma vez. Além disso o cachecol, luvas e gorro passaram a ser os meus melhores amigos :p. A partir desta altura - ou até mesmo antes - a temperatura oscilava +/- entre os -3 graus e os +5. Só me lembro de 4 ou 5 vezes desde essa altura até voltar a Portugal, da temperatura ter atingido os 5 graus. Mas mesmo que a temperatura atingisse os 5 graus positivos, tal não significava "calor". Por vezes o céu até estava limpo mas a temperatura não subia porque o sol era fraco, não aquecia, apenas fornecia luz.

Dia 22 ou 23 de Novembro cairam os primeiros flocos de neve e do dia 25 ao dia 27 foi o primeiro grande nevão em que nevou quase incessantemente. As ruas ficavam quase intransitáveis nas primeiras horas e o trânsito caótico porque os limpa-neves apenas empurram a neve da estrada para as bordas e para os passeios, ou seja, o espaço para os carros era poucos e para as pessoas era nenhum!! Depois mais tarde lá faziam carreiros entre os montes de neve para as pessoas :)
Normalmente 2 ou 3 dias antes de nevar fazia mais frio e depois ficava melhor, como quando chove. E que lindo é nevar!!! Aqueles floquinhos inofensivos que caem e não nos molham e deixam a paisagem "à pólo norte" =) E que sensação aquela de ser o primeiro a pisar um caminho onde ainda ninguém passou e deixar lá as nossas pegadas ao som de um "trrr, trrr" em cada passo que damos! E as guerras de bolas de neve?!... LINDO!
Entretanto a neve na rua ia derretendo, principalmente devido à passagem dos carros. Os montes que estavam nos passeios derretiam muito lentamente mesmo porque as temperaturas baixas conservavam a neve. Assim, nas ruas menos importantes (em que os serviços de limpeza não actuavam tanto) às vezes estava um mês sem nevar mas os montes ainda lá estavam com tamanhos consideráveis!! E depois voltava a nevar 2 ou 3 dias seguidos e pronto... mais do mesmo e com os montes a irem acumulando! Além disso a neve depois de entrar em contacto com o chão, e com a passagem dos carros, tornava-se numa espécie de lama bastante dura e resistente e também escura e feia.

Com estas temperaturas, andar na rua reduz-se ao máximo. Quase só estávamos na rua quando precisávamos de apanhar o autocarro. Uma vez a temperatura estava "alta" - 4 ou 5 graus! - e eu decidi não levar o gorro... Ainda por cima nesse dia tive que andar bastante porque tive de ir à nokia e não sabia bem onde era. Conclusão: ao fim de 10/15 minutos tinha a cabeça bué fria e as orelhas doiam-me! Mas doiam a sério lol. Tive que fazer o resto do caminho com as mãos nas orelhas feito tótó e com frio também nas mãos, que, mesmo com umas luvas especiais, com forro, iam sempre nos bolsos!!
Uma coisa que me aconteceu muitas vezes quando chegava à noite a casa (havia poucos autocarros, tinha que andar uns 20 minutos a pé) era sentir o queixo preso e por causa disso não conseguia articular muito bem algumas palvaras porque o maxilar não funcionava como de costume! Andar de bicileta então era uma tarefa dantesca, com a deslocação do ar parecia que engolia aquele frio todo.


Às vezes, mesmo em casa o ambiente não era o mais agradável porque o nosso senhorio desligava os aquecedores!!! (pensamos nós que seria para pagar menos gás, o sacana!). A roupa demorava dias a secar dentro de casa, e pô-la na rua era o mesmo que deixá-la dentro de uma bacia de água...

Em Janeiro e Fevereiro as temperaturas desceram bastante. Nós estavamos sempre "em cima" dos termómetros porque havia 3 ou 4 bem grandes espalhados pela cidade. O mínimo que vi foram -10, mas houve quem tenha visto menos. Isto foi durante o dia mas até penso que faia mais frio de dia que de noite, porque de dia era um frio seco e à noite fazia muita humidade (ás vezes via-se mesmo a humidade como se estivesse a borranhar) que torna o tempo mais húmido e talvez mais fácil de suportar.
De qualquer maneira não eram só as baixas temperaturas que eram dificeis de aguentar. o vento é aqui um factor fundamental lol. Um dos dias mais frios foi sem dúvida em Zagreb, com +5 graus!! Mas o vento era tão forte e gelado que eu mais parecia um cubo de gelo a deslizar pela rua!!!

Quando fui a Viena e Bratislava ( finais de Janeiro) também estavam temperaturas muito baixas e muito vento. Foram 3 dias a apanhar muito frio porque estávamos o dia todo na rua a passear e a visitar e esses sim devem ter sido os mais frios da minha vida. As mãos mesmo com as luvas e nos bolsos doiam, principalmente os dedos. Era de tal ordem que até a simples tarefa de tirar uma foto se tornava penosa :S De vez em quando tinhamos que entrar em lojas de souvenirs para quebrar um bocado aquele ritmo e apanhar algum calor. Nestas temperaturas as calças de ganga tornam-se pesadas e tesas e muito frias. Para mim era preferível estar parado, pois com a deslocação elas tocam-nos na pele e passam-nos todo aquele frio acumulado... Brrrr!!!! A solução que adoptámos foi... vestir as calças do pijama por baixo das calças lololol. E foi uma excelente ideia que um amigo espanhol teve (curioso!...). De resto eu andava lá que parecia o corcunda de notre dame,na tentativa inconsciente de proteger o pescoço, sempre com os ombros ao pé das orelhas!! E no fim do dia... ui, que dores de costas lool!

Em Praga e Berlim (inícios de Fevereiro) também fez muito frio, passou-se mais ou menos o mesmo que em Viena, mas aí usei logo o truque do pijama desde o primeiro dia LOL.

Quando saí da Eslovénia e antes de vir para Portugal, passei 3 ou 4 dias em Roma. Cheguei lá no dia 11 de Fevereiro à noite. No outro dia de manhã, quando saí à rua estavam 7 ou 8 graus, o sol brilhava, iluminava e... AQUECIA!!! Naquele momento, lembro-me, esbocei um sorriso! Apenas o facto de aquele sol produzir um efeito de calor no meu corpo fez-me ficar um bocadinho mais alegre. É curioso que só aí dei o real valor ao sol, não tanto quando não o tive. Percebi então a sorte que temos em viver num dos países mais quentes e solarengos da Europa. E só aí, após 3 ou 4 meses a viver com temperaturas entre os -10 e os +5, consegui perceber por mim próprio porque é que os estrangeiros lhe dão tanta importância... ao SOL e também porque sorriam muito para nós quando dizíamos que éramos portugueses ao mesmo tempo que diziam bastante empolgados e contentes "oh! Portugal... sun, beach, nice people, parties!!!".

Não duvido que o nosso clima e o nosso SOL QUE AQUECE são razões bastante influentes na nossa maneira de ser e que nos tornam pessoas bem dispostas e acolhedoras! Esta foi mais uma grande experiência não só porque me permitiu viver uma nova realidade como também me permitiu valorizar uma coisa à qual não damos o devido valor por termos "sempre à mão". E ainda permitiu conhecer-me melhor enquanto português, algo que praticamente só é possível quando nos afastamos de nós próprios e aprendemos a olar-nos segundo a perspectiva de outrém.

Nas fotos está a minha rua após um grande nevão e um boneco de neve feioso que eu lá fiz =)


1 comentário:

Anónimo disse...

Eu bem sei o frio que passei na Alemanha...e era Abril!! Mas também tive que comprar lá um gorro porque me doía a cabeça do frio!!