sábado, janeiro 20, 2007

Aventuras na fronteira da Europa de Leste





Numa das muitas viagens que fiz fui a Budapeste. Cidade lindíssima, quem sabe um dia um post sobre tão nobre cidade?! O assunto agora é outro ;) Budapeste fica a cerca de 500km de Ljubljana e os países têm fronteiras comuns. À ida para lá, fomos directos (eu, um galego e um outro espanhol) mas o caminho na zona da fronteira é mau. Tem que se atravesar montanhas, as estradas são apertadas e cheias de curvas e para cumulo estava a nevar, o chão cheio de gelo, era de noite e um nevoeiro tão denso que um gajo mal via o seu próprio nariz lol.

Devido a estas condições climatéricas, demorámos 10 horas a fazer o percurso que habitualmente leva cerca de 6.


Enquanto estivémos na cidade, encontrámos alguns amigos erasmus que também tinham decidido ir lá nesse fim de semana e que nos disseram que havia um caminho melhor e mais rápido que o que tinhamos feito. Segundo esse trajecto, não passávamos directamente da Hungria para a Eslovénia, íamos da Hungria para a Croácia (onde fazíamos cerca de 50km) e depois é que entrávamos na Eslovénia. Assim foi!


À vinda para a Eslovénia já éramos 5 no carro, pois umas norueguesas tinham ido ter connosco a Budapeste de comboio no dia seguinte. Vínhamos nós muito bem, ao som de Chambao (um grupo espanhol de flamenco) quando cruzámos a fronteira da Hungria para a Croácia...


Naquela zona da Europa ainda há fronteiras fisicas. Os carros param (como nas cabines de pagamento das portagens) e as pessoas mostram os passaportes, andam uns metros e voltam a parar e a mostrar os passaportes, desta vez já no outro país. E de ambos os lados há postos de polícia. Quando saíamos ou entrávamos na Eslovénia, mostrávamos os passaportes e pronto, era tranquilo, por vezes nem os abriam assim que viam que éramos cidadãos da UE. Quando cruzámos a fronteira entre a Hungria e a Croácia é que houve sarilho lol. Do lado hungaro tudo bem: mostrámos os passaportes e seguimos.


Quando mostrámos os passaportes do lado croata mandaram-nos encostar e permanecer no carro. Esperámos!... Vêm dois polícias e mandaram-nos sair. Perguntaram-nos de onde vinhamos e para onde íamos e nós explicámos tudo muito direitinho! Mesmo assim decidiram revistar-nos. Penso que duvidaram de nós por sermos malta nova de paragens longínquas e também por o carro ter um aspecto suspeito lol. Era um Opel Corsa já antigo (um bocado em mau estado, sem um espelo lateral, etc) do galego, não tinha sequer a barra azul da UE na matrícula... eles não sabiam de onde era o carro.


E como a Croácia ainda não pertence à UE, "fizeram de nós o que quizeram" lol. Trouxeram uma mesinha com rodas e pediram-nos para tirar as malas do porta-bagagens. Retirámos uma por uma, enquanto eles iam abrindo e vendo tudo: tiravam a roupa, remexiam tudo, abriam as bolsas...

Entretanto perguntaram-nos se tinhamos drogas connosco ao que respondemos que não. Mesmo assim acharam por bem meter os dedos (com luvas!) nos cremes das meninas! Nós só nos ríamos, incrédulos com a situação e com tão pormenorizada revista. Uma das norueguesas pediu para tirar uma foto mas eles negaram, dizendo que aquilo não era nenhuma brincadeira. Esse tinha cara de mau, o outro era mais relax mas mesmo assim, a partir dali ficámos em sentido!

Após verem todas as malas, pediram-nos as carteiras e malas de tiracolo. Pegaram no maço e cigarros do galego e fizeram uma operação de farejamento tipo rex/max mas mais uma vez não detectaram nada!!! E eles que tavam mesmo com aquele ar " já caçámos estes"... tadinhos!... :)

Entretanto reviraram o carro de alto baixo. Acho que esta expressão é exemplificativa do que sucedeu! Até foram com aqueles espelhos para ver por baixo e nas rodas...


De seguida, chamaram-nos para dentro de um edifício... Disseram-nos para tirarmos os casacos e esvaziarmos os bolsos. Assim foi e eles lá vasculharam a tralha toda outra vez.... Quando foi a vez do espanhol mostrar o que tinha nos bolsos saca e uma carteira de 12 preservativo e partimo-nos todos a rir porque o gajo era um verdadeiro cromo (e claro, ficou todo encavacado com os bofias lol). Depois desta cena...SILÊNCIO!!...
"you, come with us", apontando para o espanhol. Desapareceram os 3 pelo corredor... PÂNICO ENTRE NÓS OS 4!!!!!!!!!!!! Começámos a pensar que nos iam revistar um por um, nas nossas cabeças passaram cenas de filmes e já acreditávamos que tudo nos ia acontecer. Desátamos a rir a imaginar que mal nos espararia mas também devido aos nervos. O galego aconselhou que não fizéssemos basqueiro, não fossem eles realmente "pesquisar-nos" com muito detalhe só por vingança por estarmos a gozar com a situação.

Minutos depois aparece o espanhol todo contente!!... Os polícias tinham lhe ido mostrar onde eram as casas de banho porque ele tinha pedido uma meia hora antes quando ainda estavam a ver as malas LOLOL. Ficámos todos contentes e demos o baza (aliás, eu antes ainda fui deixar um pouco de mim no WC ehehe).


Foi uma sensação esquisita. Por um lado pareceu-me voltar a trás no tempo, ao recordar as histórias que os meus pais contavam de quando iam a Espanha e os carros eram revistados na fronteira. Por outro lado tive mesmo aquela sensação de estar na "Europa de Leste", com a sua herança comunista: pobre e retrógrada como nós a pintamos (embora quase sempre sem conhecimento de causa...).

Viva a abertura das fronteiras e a UE e ainda bem que fazemos parte dela!!!!!


Bem-vindos à Hrvatska lol (Croácia em croata :D)

Sem comentários: