segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Ljubljana, a cidade!

Belo blog encontrei quando ,
entre posts e lembranças,
pela net ia surfando.

Li-o todo sem parar,
já os olhos me doíam.
De ljubljana me vem recordar,
os tempos que lá se viviam.

Não seria eu capaz
Tão conseguido texto fazer.
Para tão bela cidade
é merecido, com certeza!
E vocês vão ter de o ler:

http://no-mundo.weblog.com.pt/arquivo/057426.html



O texto descreve a cidade de uma maneira que me agradou bastante. Não posso deixar de transcrever umas linhas que esbarram nos meus sentimentos como a manteiga no pão torrado:

"Ljubljana é sempre visitável. Há dois anos fiquei enfeitiçada pela fascinante pequena cidade (...) vou ter de voltar lá sempre."

"depois de ver o rio, apetece chorar por não poder ficar"



Resta-me filosofar sobre os aspectos não abordados.

A cidade a transbordar de vivacidade, movimento e alegria. É uma cidade estudantil ao estilo de Coimbra, com todas as implicações que isso traz: vêm alunos de todo o país, a população é jovem e dinâmica e há vários bares e discotecas que dão bastante côr ao panorama nocturno.


As feiras, concertos e outras actividades ao ar livre multiplicam-se, as bicicletas são parte da paisagem, e há um rodopio enorme na principal estação de autocarros (ao ar livre) no centro da cidade que marca o ritmo de um quotidiano que começa por volta das 6 da manhã.


Os edifícios da baixa e parte antiga são de traça original e admirável (isto é a maneira de um leigo em arte classificar um qualquer estilo arquitectónico :D) de estilo austríaco, dando assim origem a uma alcunha por vezes usada para Ljubljana: "Viena em miniatura". Se aliarmos isto ao rio com as suas margens fantásticas, verdejantes e floridas (não tanto no inverno!) temos uma cidade bastante bonita, romântica e acolhedora.


Os bairros dos subúrbios são pautados por vivendas e casas baixinhas mais ao estilo de uma aldeia do que própriamente de uma capital, como era o caso de Murgle, o bairro onde eu vivia. Ao lado da minha faculdade, na ponta oposta da cidade, havia uma plantação de milho, imagine-se!...



Se Ljubljana fosse uma mulher, casava com ela!



"vou ter de voltar lá sempre"

1 comentário:

Linn A disse...

Hi Tiago! Nice blogg, but I don't understand anything!! You have to write in english, you know... ;)Miss you!! Love Norway