terça-feira, abril 17, 2007

Tugas, tudo bons rapazes!!!

Como disse no primeiro post deste blog, o grande objectivo é recordar! Recordar de duas maneiras: a primeira escrevendo. Quando decido escrever sobre determinado acontecimento tenho apenas em mente o tópico, como por exemplo "o vizinho assassinado" ou "o frio". Ao dar início à escrita propriamente dita do artigo, começam a jorrar lembranças na minha cabeça, ideias encadeadas de como tudo se passou, tal qual como se estivesse a ver a acção toda nos negativos dos antigos rolos fotográficos (mas a côr :p). E à medida que vou escrevendo, de mais cenas me vou lembrando, às vezes até com bastante detalhe. Isto é muito fixe, pois o facto de meditar bastante sobre estes assuntos enquanto escrevo, faz-me relembrar os tais detalhes, que de outra maneira se perderiam para sempre :D

A segunda maneira de recordar é reler passado alguns tempos!


Voltando ao título, hoje procuro lembrar-me dos sentimentos que me assaltavam quando se via um tuga por aquelas bandas (excepção feita, claro, aos cerca de 30 que também lá estavam em erasmus).
Devo dizer que pelas paragens por onde andei e passeei, não se vislumbravam muitos portugueses. Já espanhóis ui, era uma praga!! Estavam em todo o lado e aos molhos. Como se costuma dizer, "eram mais que as mães"! Ou então eram sul americanos, não sei, mas lá que falavam espanhol, falavam!! Quando os meus amigos espanhóis diziam que não se viam portugueses porque somos pobres e não temos dinheiro para viajar, eu dizia que não, temos tanto dinheiro que só viajamos é em época alta =)

De qualquer maneira, e fazendo jus ao ditado que diz há um conterrâneo nosso em cada canto do mundo, de vez em quando lá se avistava o espécime! E que engraçado era ouvir português assim do nada! Principalmente quando se está habituado a ouvir na rua uma língua estranhíssima ou inglês. Ficamos logo de orelha em riste e claro vamos lá dar uma palmadinha no ombro em sinal de que também fazemos parte da "irmandade tuga"! No estrangeiro somos todos irmãos. Temos um sentimento forte de nacionalidade, tão forte que nos leva a criar logo amizade com a pessoa e até a oferecer-lhe a nossa casa para pernoitar (isto aconteceu!!!). Os estrangeiros ficavam incrédulos como confiávamos nas pessoas. Nós somos assim, tudo bons rapazes!!

Houve várias cenas engraçadas...
Uma delas foi quando voltei para Portugal e passei a noite num aeroporto de Londres (uma estória para um outro dia!...). Quando estava lá a montar o estaminé para dormir... oiço falar tuga, e quando vi de onde vinha, eram 2 homens da limpeza lol. Ia um montando numa espécie de aspirador e o outro a dizer "passa aqui, limpa ali, vê acolá" LOL. Fui lá ter com eles dar as "boas noites" mas praticamente ignoraram-me, nem pareciam imigrantes lol. Decidi ir deitar-me na toalha que tinha estendido no chão qual sem abrigo e pronto...

Outra vez estava em Berlim, no museu dedicado aos judeus, tudo em silêncio e tal... De repente começam-se a ouvir vozes alto, e quando chegam ao pé de nós... tcharam!! Tugas no seu melhor, com o sotaque do norte e em amena cavaqueira lolol. Dessa vez não me denunciei ihihihi.

Caricato mesmo foi quando ia eu de visita a uma pequena cidade de nome Postojna que tem a maior gruta do mundo (ou será da Europa?!...) e um castelo medieval espectacular. Fui de comboio, daqueles antigos com compartimentos, e quando parámos na estação, passaram 2 casais de meia idade no corredor a conversar. Quando me apercebi que eram portugueses saí a correr do meu compartimento e disse "Bom dia!". Eles viraram-se para trás muito espantados lol. Começámos a conversar, eu a explicar o que estava ali a fazer e eles também (andavam ao passeio, os cotas!), donde éramos, etc.
Eles eram da Ericeira. Da Ericeira!!!! Eu tinha um "roommate" que também era da Ericeira, carago!!! Perguntei pelo nome mas não conheciam, mas quando disse que ele tinha um restaurante chamado X lá na vila declararam "já sei! é o filho do Y". Póing!!!! Então eu tava ali no "fim do mundo" e encontrava 4 gajos que conheciam um gajo que vivia comigo?!?!!? O mundo é mesmo pequeno, e aqui a Lusitânea é uma autêntica aldeia =)

Mas giro, giro foi quando num belo dia ia eu a passear por Ljubljana, a pé mas com a bicicleta, e passa por mim nada mais nada menos que um colega meu da faculdade, da minha turma!!!! Tipo, um gajo pensa: "tu não pertences a este mundo, o que andas aqui a fazer?!". Deve ter sido mais ou menos isso que eu lhe perguntei lol. Mas aquele até era perceptível. Ele tinha lá estado a fazer erasmus no ano anterior. Aliás, foi ele quem me incentivou a ir para lá ;) (façam-te uma estátua pá!). Mesmo assim foi muito estranho porque não estava à espera. Tinha mesmo a sensação que ele estava deslocado, que não fazia parte daquilo... Foi como ver um fantasma a voar ao meu lado lol.

Nós tugas somos, como os ratos, 'tamos em todo o lado! (Também podia ter dito que somos como deus, mas com essas coisas não se brinca lol).

Sem comentários: