quinta-feira, maio 03, 2007

Dia a dia (2ª-feira)


Já aqui falei de alguns acontecimentos isolados mas nem tanto da experiência global. Então, nada melhor que relatar o dia a dia, como realmente era a vida e se passavam os dias. Bem, se eu quisesse resumir rapidamente bastava dizer 3 palvras: sair, divertir-se, passear! Mas para não fugir muito ao costume vou optar por um post longo e maçudo :)

Comecemos então pela 2ª-feira! À Segunda-feira as aulas começavam às 11h, tinha a cadeira de Socio-Economic Development and Contemporary Slovenia com o professor Zarjan Fabjančič. Basicamente dava-se a história da Eslovénia e dos Balcãs. Era a única aula a que fui regularmente (apenas faltei 2 ou 3 vezes) por várias razões: ao domingo normalmente não se fazia nada e dava na 2ª para acordar a horas lol, porque não era muito cedo e dava para acordar a horas LOL, porque até era interessante (mas tb um pouco secante) e porque se via muita gente, visto que essa cadeira acho que era a única que praticamente toda a gente tinha.
A seguir o almoço era normalmente lá perto, num restaurante/cantina chamada Šumi ou numa pizzeria também perto, da qual já não me lembro do nome :|

A seguir havia várias opções possíveis. Uma era voltar para a faculdade para ir para a sala de Erasmus (a sala R111 creio!) onde havia uma meia dúzia de comptadores só para nós, para irmos à net e fazer os trabalhos de grupo. Outra hipótese era ir também para a net mas no centro da cidade, no edifício da Associação de Estudantes da Universidade de Ljubljana, onde havia um cyber café. Normalmente por lá também se encontrava sempre pessoal conhecido. E isto tudo porque só a partir do Natal tivémos net em casa (antes apanhávamos mas só num dos portáteis e muito mal porque era wireless roubada ao vizinho eheheh).
Às vezes íamos até ao centro dar uma volta ou até à Rožna Dolina, uma grande área só de residências de estudantes, onde viviam aos milhares (havia 14 edifícios!) e claro, onde também viviam muitos erasmus.

Depois, por volta das 18 horas íamos jantar porque muitos dos restaurantes não aceitavam os cupões que permitiam aos estudantes comer após essas horas. E depois? Depois dependia... Às vezes ia para casa fazer tempo para sair à noite, mas isso foi mais para o final pois no início mal parava em casa, quase só lá ia dormir! Íamos até a casa de alguém que fosse mais perto do centro, ou para a net à AE... também dependia do que se tinha feito antes.

Por vezes esticava-me nas horas na net e depois tinha que ir jantar um burek (uma comida típica dos balcãs que é vendida como fast-food) ou uma pizza, que era praticamente a única coisa que se podia comer depois das 18h com cupão...

A Segunda-feira à noite era sinónimo de encontro de Erasmus num bar, o Parlement Pub. Começava cerca das 22h e era até às 2 da matina, quando encerrava. Era sempre fixe o ambiente no bar porque o pessoal ia todo para lá e quase não havia "estranhos", era aquele sentimento de conhecer toda a gente, de estar em casa. Conversava-se com muita gente, houvia-se boa música e bebiam-se as primeiras cervejas Laško da noite (bem... depende às vezes tinhamos "pre-party" em casa de alguém!). Foi também no Parlement Pub que conheci muitas das pessoas no início, principalmente os que andavam noutras faculdades que não a minha.

Quando fechava, a noite seguia! De lá a paragem obrigatória era o KMS. Noite que era noite tinha KMŠ, uma espécie de discoteca, pequena, lá numa cave! Mas aquilo era animado: a música era fixe (ok, nos primeiros 15 dias a música eslovena não dava com nada, mas depois a malta habituou-se!), havia muito pessoal bebedo e muita loucura. Diverti-me lá bastante!! O KMŠ era uma espécie de meca para os Erasmus - apesar de a maioria dizer que não gostava e que só com os copos lá conseguia estar - e uma 2ª casa para mim :D

Pena é que aquilo fechava cedo, entre as 4 e as 5... Depois normalmente ia para casa (às vezes a pé, de bicicleta, de táxi...) mas não poucas vezes passei ainda pelo Hombre, um bar/discoteca que ficava a caminho de minha casa e que oficialmente estava aberto 24 horas por dia, apesar de normalmente estar fechado de manhãzinha. Mas aquilo era o degredo!! Quando lá chegávamos já estava pouca gente e fraco, muito fraco, pelo que não me aguentava por lá muito tempo. Das 15/20 pessoas que lá estavam 3 ou 4 eram empregados, 3 eram mulheres (uma feia, duas com gajo), 3 eram bebedos e o resto eram gajos... Este sítio tinha uma particularidade: tinhamos que assinar o nome à entrada. Eslovenices!...

E pronto lá estava eu em casa, em média, lá p'rás 6 da manhã! Mas o chegar a casa não significava que se acabava por ali a noite. Às vezes quando chegava a casa estava o pessoal no andar de cima acordado na conversa, a jogar cartas, computador, etc e lá ia eu mais um bocadito.

Muitas vezes quando ia mesmo dormir já era de dia ou estava a amanhecer e quando acordava (já estamos na terça-feira!) já era de noite porque no pico do inverno fazia-se de noite às 16 e 30, pelo que não chegava a ver o sol lol, tipo vampiro!

Next post, Terça-Feira!!

Na foto está uma foto da MINHA t-shirt do grande KMŠ!!! Era a camisola que os empregados usavam. Quando faltava cercade um mês para me vir embora fui pedir uma a um empregado. Ele disse para eu falar com o dono e eu lá fui. Expliquei-lhe que gostava muito daquele sítio e que gostava de levar uma camisola para recordação, ao que ele me respondeu que estavam esgotadas. Eu insisti que pagava o que tivesse que ser (ou não!...) e ele disse para eu lá voltar 15 dias depois. E não é que depois ma deu mesmo sem pagar nada?!?!

1 comentário:

Prešeren disse...

Dois apontamentos:

Em conversa com amigos erasmus que reencontrei recentemente foi-me recordado nome da pizzeria onde por vezes almoçávamos: "Piramida"!

E o tal bar/disco, o Hombre, posteriormente virou pizzaria também lol