sexta-feira, julho 27, 2007

LJUBLJANA (LITERALMENTE) REVISITADA!

Ljubljaaaaaaaaaaaaaaaaannnnnnnnnnnnnnaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Finalmente estou de volta =))))

Cerca de um ano e meio depois de partir, cá estou eu de novo! E que bom é estar de volta a um sítio que conhecemos e onde nos sentimos bem!

Bem, na verdade já estou de novo em Portugal mas comecei a escrever (as 4 linhas acima lol) em plena Ljubljana :)

Foram 3 semanas bem aproveitadas e bem fixes! Tinha pensado em voltar este verão à Eslovénia apenas alguns dias enquanto turista mas depois surgiu a oportunidade de voltar por 3 semanas para fazer um curso intensivo de língua eslovena. Assim foi excelente, foi tempo suficiente para ir a quase todos os sítios por onde tinha andado da primeira vez e até para ir a outros onde nunca tinha estado (como Maribor, a 2ª maior cidade eslovena ou até mesmo o famoso Tivoli Park em Ljubljana, onde, acreditem ou não, nunca tinha ido!)

Para além disso ainda tive tempo para fazer novos amigos! 3 semanas não é muito tempo, mas é o suficiente para se conhecer pessoas quando passamos muito tempo juntos. Vivíamos todos numa residência de estudantes em apenas 2 andares. Estávamos divididos em 3 turmas pequenas consoante o nível (claro que eu tava no mais básico lol) mas tirando as aulas passávamos muito tempo juntos e fazíamos excursões e actividades em conjunto.
Consegui fazer bons amigos, o tempo dirá se amigos para a vida como foram os de erasmus. O meu roommate era russo mas viva na Alemanha há 12 anos, era um gajo porreiro! Depois havia bastante pessoal dos balcãs (croatas, uma alemã de origem sérvia, macedónios, búlgaros, uma romena...), uma suiça, 2 ingleses e alguns italianos e austríacos (estes eram normalmente filhos ou netos de eslovenos). Eu era praticamente o único que estava ali "deslocado" por nem ter ascendência eslovena nem estar a estudar esloveno na faculdade e também por ser de "longe".
Pelo meio ainda revi alguns amigos eslovenos:)

Foi giro voltar a viver lá, ter a rotina de ir às aulas de manhã (sim, desta vez fui sempre às aulas, em 3 semanas só faltei uma vez... tinha ido para o KMS na noite anterior LOL), à tarde ir até ao centro dar uma volta ou praticar algum desporto nos campos ao pé da residência ou simplesmente dormir a sesta! Curiosamente a residência era a 3 ou 4 ruas da minha antiga casa, pelo que, voltei precisamente aos mesmos sitíos, ao mesmo autocarro (a linha nº1 de Mestni Log para Vižmarje)...

A cidade continua lindíssima e elegante como sempre. Para dizer a verdade, no verão é ainda mais bonita! Toda arranjadinha, muito verde e com muitas flores, o sol transforma tudo isto num cenário bastante agradável. Os bares nas margens do rio Ljubljanica ficam mais cheios que nunca, vêem-se pequenas embarcações de turistas a navegar rio acima e a noite é movimentada. O ponto central de toda esta animação é, obviamente, Prešernov Trg, polvilhada de pessoas, bicicletas, turistas e máquinas fotográficas, línguas estrangeiras e animação de rua!

Desta vez não fui nem de perto nem de longe o party animal da primeira vez (tinhamos presenças obrigatórias :|) mas ainda deu para voltar ao grande Kmš, ao Bachus e ainda dei um pulinho no Tramontana! Está tudo mais ou menos na mesma, tirando o Hombre que como já tinha dito agora é uma pizzeria. Mesmo assim fui lá jantar ou apenas beber uma Laško pivo bastantes vezes porque era mesmo ao lado da residência :)

Foi sem dúvida uma viagem produtiva: revisitei Ljubljana, fiz amigos, aprendi esloveno mais do que poderia supôr e ainda fui dar uma volta durante uma semana pela ex-jugoslávia - Sérvia, Montenegro e Dubrovnik, Croácia!


Na foto, um final de tarde solarengo em Ljubljana. Vista da Prešernov Trg com o próprio Prešeren à esquerda ao sol:)


"vou ter de voltar lá sempre!"

Sem comentários: